Defensoria do Amazonas é reconhecida por avanço em tecnologia
A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) conquistou o Selo Prata de Maturidade Digital durante o 2º Congresso Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas Estaduais (CNTI.Def), realizado entre os dias 24 e 26 de junho, em Cuiabá (MT). A certificação é resultado da Pesquisa Nacional de Tecnologia e Inovação das Defensorias Públicas, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), que avalia o nível de maturidade e governança de Tecnologia da Informação (TI) nas instituições de todo o país.
Congresso reúne debates sobre inovação e governança
Além da entrega do selo, representantes da DPE-AM marcaram presença em painéis e debates que abordaram temas como transformação digital, inteligência artificial, segurança da informação e governança. A comitiva, composta pelo defensor público Ricardo Paiva e pelos diretores Nickollas Lima, Fabio Maquiné e Rudson Fernandes Nunes, participou também da reunião do Comitê Nacional do Solar e da Coordenadoria Nacional de Tecnologia, espaços destinados ao alinhamento de estratégias e intercâmbio de experiências entre as Defensorias Públicas brasileiras.
Durante o evento, o encarregado de dados da DPE-AM, Rudson Fernandes Nunes, compartilhou em painel suas experiências sobre a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nas Defensorias Públicas, discutindo práticas relacionadas à proteção de dados e governança da informação.
Leia também: Capacitação em Inovação e Vendas: O Caminho para o Sucesso dos Pequenos Negócios no Sul de Roraima
Fonte: belembelem.com.br
Transformação digital impulsiona atendimento e eficiência
O diretor de TI da Defensoria, Nickollas Lima, destacou que a participação em eventos como o CNTI.Def permite a troca de soluções tecnológicas que agregam melhorias concretas para o futuro da instituição. “Temos a oportunidade de compartilhar nossas soluções, mas também conseguimos absorver o conhecimento que é passado por outras Defensorias e fornecedores que participam desses eventos. Com isso, conseguimos identificar o que podemos implementar na nossa Defensoria para que ela possa se tornar cada vez mais moderna e eficiente”, explicou.
Lima enfatizou ainda que a transformação tecnológica ultrapassa barreiras de atendimento, especialmente em um estado com a complexidade logística do Amazonas. “A tecnologia deixou de ser apenas um suporte ao usuário e passou a ser um pilar fundamental na evolução dos processos e no acesso à Justiça, falando especificamente do trabalho da Defensoria. Nós, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), temos trabalhado para modernizar nosso sistema e infraestrutura para melhorar o atendimento aos assistidos”, concluiu.
Intercâmbio e modernização na prática
A comitiva da DPE-AM também visitou estandes de outras Defensorias Públicas e empresas fornecedoras de soluções tecnológicas, possibilitando contato direto com ferramentas e iniciativas voltadas à modernização dos serviços públicos. Grosso (DPEMT) esteve entre os parceiros do evento, que reforça a importância da governança em tecnologia para aprimorar o atendimento e a eficiência das Defensorias em todo o Brasil.

